terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vencendo no pedra, papel ou tesoura com PNL

Trata-se de um truque que Derren Brown usou em um de seus Dvd's. Importante deixar claro que existem várias técnicas usadas para vencer e que talvez a que será aqui explicada não seja a mais eficaz em termos estatísticos, pois quando se trata de mentalismo e PNL sempre há uma margem de falhas.

Antes de ler o artigo, veja o vídeo:

Método

Consiste em fazer sinais "subliminares" com uma mão enquanto a outra está se preparando para o jogo. Antes de começar o jogo, dirija-se a alguém e diga algo do tipo: "Vamos jogar pedra, papel e tesoura. Irei contar 1, 2 e 3 (a cada número que você falar bata com o punho sobre a outra mão, sutilmente indicando o gesto que você quer que o seu oponente escolha) e então você indicará sua escolha" - estas são palavras do Derren. 

O próximo passo é, após ter jogado a primeira rodada, deixar a mão repousada por um ou dois segundos depois que o oponente tenha retirado a dele. Isso o induzirá a escolher a sua última jogada.

Parece simples? Nem tanto. Este método foi criado pressupondo que a pessoa já esteja inconscientemente disposta à aceitar uma sugestão do mentalista, e, para isso ocorrer precisa que exista um contexto (cenário, clima e rapport) ideal. Neste caso específico, estabelecer tais combinações não é nada de outro mundo, mas é primordial para o sucesso do truque. 

Dicas para criar um contexto ideal

O local não pode ser muito dispersivo - por melhor que seja o mentalista, ele não conseguirá prender a mente do espectador por muito tempo se no mesmo local existir uma variedade grande de assuntos ou atividades. É preferível que o foco do ambiente esteja voltado para o mentalista.

O local não pode ser barulhento - locais onde exista uma grande poluição sonora podem desviar o foco do espectador. O som tem uma particularidade: ele afeta o ouvinte mesmo contra a sua vontade. Podemos fechar os olhos ou desviar o olhar para não vermos uma cena desagradável, podemos tapar as narinas para bloquearmos algum odor que causa desconforto, podemos proteger a pele das sensações desagradáveis do clima, mas, mesmo que tapemos os ouvidos o som consegue continuar afetando nosso sistema nervoso.

Estabelecer uma conexão emocional com o ouvinte - a isso chamamos rapport. Trata-se de uma certa cumplicidade entre duas pessoas, o que de certo modo faz uma delas se tornar mais aberta à deixar-se ser guiada pela outra. O assunto é muito grande para ser abordado neste post, mas o princípio básico é que para estabelecer tal ligação basta fazer com que a pessoa fique confortável ao estar com você.

Usar palavras de sugestão - esta dica vale apenas para não quer usar as palavras do Derren, que já são sugestões. Palavras de sugestão são palavras que facilitam ao falante ultrapassar as barreiras da resistência psicológica do ouvinte. Alguns exemplos dessas palavras: "você pode", "imagine", veja, "sinta", "ouça", "eu lhe mostrarei".

Continuem enviando sugestões de posts, analisaremos com prazer!

Autor Guilherme Rocha : 7 comments

7 comentários:

Vei, esse blog é tudo que eu sonhei....Obrigado....

Perfeito! Parabéns pelo post. Que venha mais matérias!

Olá,ao invés de comentário eu tenho uma dúvida; gostaria de saber se a telecinese também é truque, como o Psy Weel ou outros objetos podem se mexer?

cara sinceramente, eu ñ entendi direito o.O

Psiwheel funciona por causa da indução do calor de sua mão... Nada de Telecinese... No aguardo sobre mais PNL e Cold Reading!

nunca achei que outras pessoas se interessava por mentalismo, estou muito feliz de ter achado esse blog

o blog tem tudo para se destacar, agr é só enche-lo de materiais de facil compreensão a principio, e explicar para iniciantes sobre o PNL e cold reading seria bom

Postar um comentário